CSII -    TEORIA E PRODUÇÃO HISTÓRICA



      PLANO_DE_ENSINO_CSII_18


       PRIMEIRO MODULO

               1. O pensamento sociológico de Durkheim
 

               2 - O pensamento sociológico de Weber


         SEGUNDO MODULO

        
             Análise crítico-comparativa dos clássicos


     TERCEIRO MODULO

             Seminários sobre os Clássicos




                      CRONOGRAMA


TERÇA E QUARTA FEIRAS   

Agosto

7- Apresentação do Plano de Ensino

8- O pensamento sociológico de Durkheim - Contexto histórico

14- O pensamento sociológico de Durkheim - Objeto e Método da Sociologia

15- O pensamento sociológico de Durkheim - Divisão Social do Trabalho

21-O pensamento sociológico de Max Weber - Contexto Histórico

23 - O pensamento sociológico de Weber - Ação e Compreensão Social

28 - O pensamento sociológico de Weber - Tipologias

30- O pensamento sociológico de Weber - Religião e Capitalismo


Setembro

4 - O pensamento sociológico de Weber - Religião e Capitalismo

5 - Avaliação escrita de Durkheim e Weber - Entrega do relatório do filme

11- Análise crítico-comparativa dos clássicos

12 - Análise crítico-comparativa dos clássico - Atualidade dos clássicos

18 - Dimensões dos classicos: Teoria Sociologia, teoria da modernidade e teoria politica

19 -Dimensão teorica-analitica - Karl Marx

25 - Dimensão teorica-analitica - Karl Marx

26- Dimensão teorica-analitica - Durkheim

Outubro

2 - Dimensão teorica-analitica - Durkheim

3- Dimensão teorica-analitica - Weber

9 Dimensão teorica-analitica - Weber

10-Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade -Marx

16- Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Marx

17 -Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Durkheim

23- Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Durkheim

24 - Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Weber

30- Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Weber

31 - Dimensão teórico-empírica a Teoria da Modernidade - Weber

Novembro

 

6- As dimensões teórico-analítica e teórico-empírica dos clássicos

7- Avaliação escrita

13- Seminário 1 Marx

14 - Seminario 2 e 3 Marx

20 -Feriado

21 Seminário 1 Durkheim

27- TCC

28- TCC

Dezembro

4 - Seminário 2 e 3 Durkheim

5-  Seminário 1 Weber

11 -Seminário 2 e 3  Weber

13 - Recuperação

19

20


                     PRIMEIRO MODULO
        

I - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL : COESÃO E EQUILÍBRIO   - A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

Leia o cap.3 do livro : O PENSAMENTO SOCIOLOGICO DE DURKHEIM

Veja o conjunto de slides :

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA : DURKHEIM

Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:

http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400


Para ilustrar Durkheim veja no youtube : DURKHEIM 


O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves



 

III - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO

         A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Texto a ser estudado, cap.4

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Para ilustrar Weber veja no youtube : 
MAX WEBER


Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves 

Veja o video: 
http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

 III

 

Para finalizar os clássicos , veja o conjunto de slides:

ATUALIDADE DOS CLASSICOS.
Veja tambem o texto
"A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do  livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extra-classe: assistir ao filme " O ENIGMA DE KASPAR HAUSER"
Para saber como fazer o relatorio  veja CINEMA/ ATIVIDADE_DE_FILME_O ENIGMA DE KASPARA HAUSER"

 

 Avaliação do primeiro módulo

Prova                        7,0

Monitoria                 1,5

Atividade de filme   1,5



PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA - Durkheim e Weber

 

1.  Textos para estudo ( no site)

 

   

     1. O pensamento sociológico de Emile Durkheim, cap.3

     2. O pensamento sociológico de Max Weber, cap.4

 

2. Conjuntos de slides sobre Durkheim e Weber ( no site)




       

        SEGUNDO MODULO  - . ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DOS CLÁSSICOS


No segundo modulo, faremos um estudo comparativo entre as teorias clássicas de Marx, Durk heim e Weber.

Iniciaremos, respondendo as perguntas: por que os clássicos e para que os clássicos.

Em seguida, estudaremos os paradigmas sociológicos, suas matrizes e seus seguidores: paradigmas dialético-marxista, positivista-funcionalista e compreensivo-hermenêutico.

E depois as dimensões teórico-analítica, teórica-empírica e teórico-prática.

Ver o livro "Sociologia Clássica", de Carlos Eduardo Sell.

No site o conjunto de slides  ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DOS CLÁSSICOS


TEMA – OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA- AVALIAÇÃO CRÍTICO-COMPARATIVA

 

1.    Por que e para que estudar os clássicos? (Pg.141, 143, site)

2.    Os paradigmas sociológicos: origem e desenvolvimento (págs. 142/143, site)

3.    A dimensão teórico-analítica dos clássicos: Teoria Sociológica (págs. 26/27 –site)

3.1 Emile Durkheim: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (Cap.3 – pg.147, 149, site)

3.2 Max Weber: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.4 – pg.147,150, site)

3.3 Karl Marx: a dimensão teórico- analítica – Marx jovem/ Marx maduro, influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.2 . pg.146,149, site)

4.    A dimensão teórico-empírica dos clássicos: Teoria da Modernidade (p.26/27 – pg.144/145, site)

4.1 Emile Durkheim: a dimensão teórico-empírica – A Divisão do Trabalho Social, O Suicídio, As formas elementares da vida religiosa. (cap.3, pg.152, site)

4.2 Max Weber: a dimensão teórico-empírica -  A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, As Religiões Mundiais, O diagnóstico da modernidade. (Cap.4, pg.152/154, site)

4.3 Karl Marx: a dimensão teórico-empírica – a formação do modo de produção capitalista, a tese da exploração (mais-valia), a tese da alienação (o fetichismo da mercadoria), a crise do capitalismo. (Cap.2, p.151, site)

 

Texto básico – Sell, Carlos Eduardo, Sociologia Clássica (Marx, Durkheim, Weber), Petrópolis, Ed.Vozes,2009 -  Conjunto de slides no site.

 

 

             TERCEIRO MODULO -

        SEMINÁRIOS SOBRE OS      

               CLÁSSICOS


O terceiro modulo será a apresentação de três seminários sobre cada clássico

KARL MARX

1. O Manifesto Comunista

2. Concepção de Sociedade

3. Análise da Mercadoria

EMILE DURKHEIM

1. A divisão do Trabalho Social

2. As regras do Método sociológico

3. O Suicídio

MAX WEBER

1. Ação e Compreensão Social

2. Tipologias

3. Religião e Capitalismo


SEMINARIOS TEMATICOS

 

1.  OBJETIVOS –

1.1.           Objetivo Geral – Analisar e pesquisar com os alunos do 2º semestre temas sobre os Clássicos, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica de seus textos, para a fundamentação de sua atuação como cientistas sociais.

 

1.2.           Objetivo específico -  Realizar seminários por meio de equipes.

 

1.    MARX –    O Manifesto Comunista

2.    MARX -    Concepção de sociedade

3.    MARX –   Análise da mercadoria

4.    DURKHEIM – Divisão Social do Trabalho

5.    DURKHEIM – As Regras do Método Sociológico.

6.    DURKHEIM – O Suicídio

7.    WEBER -   Objeto e método da sociologia

8.    WEBER – Tipo Ideal e Tipologia

9.    WEBER – Religião e Capitalismo

                                                                                                                                                                                                                                                                                       . 2..PLANEJAMENTO

 

    2.1.  O terceiro será desenvolvido por meio de Seminários

           Temáticos. A avaliação será feita pelo seminário e relatórios dos

           Textos básicos.

 

2.2   SEMINARIO não é uma aula expositiva; é uma técnica de dinâmica

         de grupo que pode ser utilizada com a finalidade de propiciar

         aprendizagem significativa a estudantes, envolvendo todos os

         participantes.

 

2.3  Cada seminário será baseado em textos dos clássicos e textos complementares. Todos os alunos que não participam do seminário devem entregar um relatório do texto complementar

 

   2.4 Cada seminário será constituído de três momentos

 

 

1.    Apresentação do tema.

2.    Questionamento da apresentação

3.    Avaliação da apresentação.

 

 

 

2.5   Atividades

 

                                                           Apresentação     Questionamento      Avaliação

1º Seminário -      1 –           4 -                    7            

2º Seminário -      2 –           5 -                    8

3º Seminário -      3 –           6 -                    9

4º Seminário -      4            7                      1

5º Seminário –       5 –            8                      2

6º Seminário –       6-            9 -                   3

7º Seminário        7              1                     4

8º Seminário        8              2                     5

9º Seminário        9              3                     6

 

 

3. METODOLOGIA

 

3.1        Os alunos serão divididos em sete equipes. Cada equipe deve

            ter um coordenador, embora todos os membros devam ter

            participação ativa na execução das atividades.

    

 

                   APRESENTAÇÃO DO TEMA

 

3.2.                        Para cada seminário, haverá um texto básico e textos complementares. A equipe que for apresentar o seminário deverá se fundamentar no texto básico. Poderá utilizar também outros textos a serem pesquisados.

 

3.3.                        A equipe deverá desenvolver o seminário com critérios de cientificidade:

 

1.    Introdução (objetivos, justificativa, referência

 teórica, metodologia),

    2. desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou 
        capítulos)

                           3. conclusão

   4. referências bibliográficas.

 

     3.4             A apresentação é só oral. Não há necessidade da entrega

                        de trabalho escrito.

 

     QUESTIONAMENTO DA APRESENTAÇÃO

 

3.5       A equipe encarregada do questionamento deverá apresentar

            um relatório  ( Relatório 1) sobre o texto complementar

            contendo dois pontos:

 

1.    Resumo do texto

2.    levantamento de três questões sobre o texto.

 

      3.7      Após a apresentação do seminário, a equipe apresentará

                 Questões que devem ser respondidas pela equipe de

                 Apresentação.

 

 

        AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

 

 

     3.9      A equipe de avaliação deverá apresentar um relatório (relatório

                2) sobre o texto complementar e constituirá uma banca

                 encarregada de dar uma nota à  apresentação por meio de

                uma ficha de avaliação de todos os elementos do seminário:

                conteúdo, forma de apresentação e debates. Cada membro da

                banca dará uma nota de 0 a 6, que junto com a nota do

                professor constituirá a nota do seminário.

 

       RELATORIOS

 

      3.10    Os relatórios dos textos complementares, elaborados pelas

                 equipes de questionamento e pela equipe de

                 avaliação poderão ser manuscritos ou  digitados.
                 Sendo manuscritos, deverão ter uma primeira pagina digitada,

          contendo o nome dos membros da equipe e do monitor.

          Os relatórios que não seguirem estas normas não serão

          considerados. Não serão aceitos relatórios após a

          apresentação do seminário.

 

 

 

5.   VALORES:

                              Seminário                                                    6,0

                              Relatório 1 (Questionamento)                   1.5        

                              Relatório 2 (Avaliação)                              1.5   

                              Monitoria                                                    1,0               

                            

 

 

MARX

        1. Dia– Marx - Seminário 1 

           O Manifesto Comunista

           Equipe –

           Texto básico – O Manifesto Comunista

Texto Complementar - “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

 

 

2.  Dia - Marx – Seminário 2 – Concepção de sociedade

 

Texto básico

Texto complementar

 

3.  Dia -  Marx – Seminário 3 – Analise da Mercadoria

 

Equipe –

 

Texto básico; Caps. 1,2, 3 de O Capital

Texto complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, Raymond Aron

               

DURKHEIM

Dia– Durkheim - Seminário 1 – “A Divisão do Trabalho Social”

 

Equipe –

Texto básico: A Divisão do Trabalho Social

 

Texto Complementar - “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

 

 

Dia – Durkheim - Seminário 2 – “As Regras do Método Sociológico”

 

Equipe-

 

Texto básico: As Regras do Método Sociológico

 

Texto Complementar - “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

 

 

Dia– Durkheim –Seminário 3 – “O

Suicídio”

 

Equipe

Texto básico:

 

Texto Complementar “As etapas do pensamento sociológico, Aron

 

 

WEBER

Dia– Weber - Seminário 1 –

Tipo Ideal e tipologias de Weber

 

Equipe

 

Texto básico

 

Texto complementar

 

Dia– Weber - Seminário 2 –

Tipo Ideal e tipologias de Weber

 

Equipe –

Texto básico –

 

Texto Complementar - “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

 

Dia–Weber - Seminário 3 –

 Religião e Capitalismo

 

Equipe –Texto básico: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

 

Texto complementar:As etapas do pensamento sociológico

 

 

 

 

 NOTAS_CSII_18

 

 



 
 
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